Nosso legado
tradição em excelência
Os primeiros anos
Harvey S. Firestone, um agricultor de quarta geração de Columbiana, Ohio, fundou a Firestone Tire & Rubber Company em 1900, em Akron, Ohio – uma cidade que mais tarde se tornaria conhecida como “Cidade da Borracha”. Numa época em que os fabricantes se concentravam na fabricação de pneus para automóveis, Harvey tinha algo mais em mente. Ele sonhava em colocar pneus de borracha em tratores agrícolas. A Firestone logo começou a produzir seus próprios pneus e, em 1906, as vendas ultrapassaram a marca de um milhão de dólares e a marca estava a caminho de se tornar um nome conhecido. Em 1918, o movimento "Ship by Truck" da Firestone foi pioneiro na indústria de caminhões e mudou para sempre a indústria de transporte.
Subindo ao topo
Na década de 1930, Harvey Firestone decidiu aprimorar as rodas de aço dos primeiros tratores agrícolas. Além de sua direção dura e vibração implacável, as rodas muitas vezes escorregavam e forneciam pouca tração. A Firestone "colocou as fazendas sob borracha", oferecendo o primeiro pneu de trator de baixa pressão prático. O aumento de economia, tração e conforto foi uma vantagem óbvia, pois os agricultores em todo o país converteram para rodas de borracha. O sucesso das inovações valeu a pena. A Firestone comemorou 50 anos de negócios e cresceu de uma pequena empresa para uma organização mundial com mais de 70.000 funcionários. E em 1955, a Firestone estava produzindo 500 toneladas de borracha por dia e se tornou a maior produtora do mundo. Em 1975, a Firestone já era uma empresa multibilionária, diversificada e internacional de fabricação e merchandising, com operações em 28 países e seis continentes.
Onde estamos agora
No final dos anos 80, a Bridgestone e a Firestone anunciaram um empreendimento conjunto de fabricação de pneus. A parceria funcionou e, um ano depois, foram anunciados planos de fusão em uma única corporação. Como parte da reorganização da fusão, a empresa mudou sua sede de Akron, Ohio, para Nashville, Tennessee, onde comemorou seu 100º aniversário. Na virada do século 21, o espírito pioneiro de Harvey Firestone ainda pode ser encontrado dentro da forte cultura de inovação da empresa, pois a Firestone continua comprometida em permanecer à frente da concorrência em busca da excelência.